Haworthia cymbiformis var. cymbiformis

3 Comments »


Esta minha Haworthia cymbiformis, é talvez a minha suculenta mais triste. Confesso tambem que todas as que vi pessoalmente ou em fotos , não estão em melhor estado. Se alguem tiver uma bonita me dê a dica de que tratamento espcial ela carece.


Haworthia é um gênero muito grande de suculentas da África Austral. São caracterizadas por uma roseta embora algumas tenham folhas mais compridas. Algumas podem até juntar as folhas em forma de coluna, enquanto outras permanecem como rosetas. Outras são translúcidas na ponta das suas folhas, e a fotossíntese ocorre dentro da folha que é preenchida com uma geléia igualmente translúcida. A nomenclatura da Haworthia está em constante mudança, devido á forma como as diferentes clones se apresentam, bem como a facilidade com que muitas espécies podem gerar híbridos.

As Haworthias necessitão de sombra para crescer bem. Elas gostam de uma rega regular no verão e devem ser mantidos secos, no inverno. Há muitas variedades com diferentes necessidades dependendo da area onde originalmente proveem com predominância de chuvas no verão ou no inverno.

Caso se regue abundantemente estas plantas elas podem perder as suas raízes. Nesses casos a planta deve ser removida do seu solo. A raizes devem ser limpas e, em seguida, a planta precisa ser instalada de novo com terra nova.

Propagação de muitas espécies é feita facilmente, para compensar outras que se reproduzem com mais dificuldade.

3 Responses to "Haworthia cymbiformis var. cymbiformis"

daviesartesanatos Says :
23 de fevereiro de 2013 às 14:03

Olá, meu nome é charles, sou de Santa Bárbara d'Oeste SP. Também amo plantas e coleciono cáctus e suculentas. Minha dica para a HAWORTHIA da foto é deixála tomar sol direto com regas regulares. Tenho uma a pleno sol e ela por si só se sustenta, pega chuva, sol e está linda, carnuda e a outra a meia sombra e se adaptou tbm. Rego uma vez por semana. ambas em vasos de plástico, mas de tamanhos diferentes.
Fica ai então a minha dica. anota meu e-mail poderemos trocar informações>>>>davies-junior@bol.com.br<<<< Gde Abço

daviesartesanatos Says :
23 de fevereiro de 2013 às 14:05

Olá, meu nome é charles, sou de Santa Bárbara d'Oeste SP. Também amo plantas e coleciono cáctus e suculentas. Minha dica para a HAWORTHIA da foto é deixála tomar sol direto com regas regulares. Tenho uma a pleno sol e ela por si só se sustenta, pega chuva, sol e está linda, carnuda e a outra a meia sombra e se adaptou tbm. Rego uma vez por semana. ambas em vasos de plástico, mas de tamanhos diferentes.
Fica ai então a minha dica. anota meu e-mail poderemos trocar informações>>>>davies-junior@bol.com.br<<<< Gde Abço

angel Says :
25 de novembro de 2017 às 05:40

Olá, me chamo Angella e moro em São Paulo.
Tenho uma Haworthia cymbiformis e está muito linda com folhas gordinhas e todo ano sai flores. Ela fica no tempo, toma umas 3 horas de sol direto e depois meia sombra, porém toma chuva e fica a vontade.
Já deu muitas mudas e foram replantadas, porém algumas não se adaptaram com a meia sombra e ficaram bem murchinhas...Vou deixá-las a vontade também e no tempo!
Um abraço

Enviar um comentário